Portada del sitio > Noticias > Experiência de Educação no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Experiência de Educação no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Lunes 23 de marzo de 2015, por David Bertran

Durante 16 anos Ana Cristina Tavares foi a responsável pelo programa de educação e de visitas guiadas no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Agora ela conta-nos, num livro que connosco partilha, os temas que ao longo desses anos abordou e o modo como o fez, por caminhos de horas felizes.

“A educação em jardins botânicos é uma prática educativa de relevo e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem das ciências naturais. Tendo como espaço de estudo um ambiente realmente vivo, a ação educativa no jardim é garantidamente dinâmica e muito enriquecedora, pela imensa disponibilidade de recursos educativos, de modelos verdadeiros que são exemplos reais, aliciantes e muitas vezes surpreendentes”.

Assim começa o livro “Educação em Jardins Botânicos – 16 anos de experiência”, disponível on-line: http://www.eumed.net/libros-gratis/2015/1442/index.htm, de Ana Cristina Tavares, da Universidade de Coimbra (actavar@uc.pt).

A obra apresenta a compilação das atividades educativas e aulas produzidas e desenvolvidas em 16 anos de experiências, baseadas no conhecimento e na interpretação das coleções botânicas do jardim e a utilização destes modelos educativos em função dos programas curriculares das Ciências da Natureza. É feita uma contextualização inicial sobre jardins botânicos e educação, os cursos de formação no Jardim e alguma informação sobre a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), salientando as fases e os benefícios mais importantes da sua implementação.

Etapas, exemplos práticos e casos de estudo para todos os públicos, níveis etários e de escolaridade foram produzidos com sucesso no jardim e pretendem constituir também um documento orientador para a implementação de um Serviço Educativo em jardins botânicos ou outros espaços com coleções botânicas vivas.

As diversas ações do Programa Educativo e dos Cursos de Formação são apresentadas através de uma sinopse, objetivos, público-alvo, tópicos e ligações curriculares e aptidões e competências a desenvolver. Num anexo final são apresentados os materiais didáticos, conteúdos e recursos produzidos, como materiais, fichas, planos de aula, guias para o educador/professor e para o aluno, mantendo o formato original em que foi possível produzi-los ao longo de dezasseis anos.

Oxalá seja de agrado, seja partilhado e útil a muitos profissionais e entusiastas de Educação em Ciência, em particular em espaços naturais.


Citas

«Virtud es conocer esas yerbas, que, según yo me voy imaginando, algún día será menester usar de ese conocimiento.»

Cervantes, Quijote (I, 10)